Boas notícias! O INSS começou a devolver os descontos indevidos para aposentados. Verifique seu extrato!
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está devolvendo descontos indevidos que foram realizados nos benefícios de aposentados e pensionistas. Essa é uma medida importante para corrigir cobranças não autorizadas, principalmente as relacionadas a mensalidades associativas.
Como funciona a devolução e como verificar
A devolução dos valores está sendo feita junto com o pagamento regular dos benefícios, seguindo um calendário específico que varia conforme o final do número do benefício.
Para saber se você tem direito à devolução ou se houve algum desconto indevido em seu benefício, é fundamental verificar o extrato de pagamento. O caminho mais prático é através do aplicativo ou site Meu INSS:
- Acesse o Meu INSS: Use seu CPF e a senha da conta Gov.br para fazer login. Se ainda não tiver uma conta Gov.br, será necessário criar uma.
- Consulte o extrato: Na página inicial do aplicativo ou site, procure por "Extrato de benefício" ou "Extrato de pagamento".
- Verifique os descontos: Escolha o número do seu benefício e analise o extrato. Fique atento a descontos de "mensalidade associativa", "contribuição", "AASAP", "Débito" ou "Desconto" seguidos de números ou códigos que você não reconhece ou não autorizou.

O que fazer se você identificar um desconto indevido
Se você verificar que houve um desconto que não autorizou, pode solicitar a devolução dos valores de forma simples e sem burocracia:
- Pelo aplicativo Meu INSS: Haverá um botão visível na notificação recebida, ou você pode buscar por "Excluir mensalidade" e seguir as instruções.
- Pelo telefone 135: A Central de Teleatendimento do INSS funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Os melhores horários para ligar e ter um atendimento mais rápido são após as 16h e aos sábados.
Ao informar que não autorizou o desconto, o INSS encaminhará a informação à entidade responsável, que terá um prazo para apresentar a documentação que comprove a autorização ou providenciar o ressarcimento. O INSS destaca que não será necessário enviar documentos adicionais nesse primeiro momento.
Importante: O INSS não envia SMS, links por WhatsApp, e-mails ou liga para o segurado para tratar de devoluções. Todos os contatos e notificações oficiais ocorrem pelo aplicativo Meu INSS. Fique atento a possíveis golpes!